Saúde leva serviços e água potável a comunidades da Ilha do Marajó
Governo federal amplia presença do SUS no Marajó com entrega de Caps, acesso à água potável e inclusão total da região em programas como Telessaúde e Saúde na Escola.
29/04/2025
|
14:30
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde intensificou ações no arquipélago do Marajó, no Pará, com a entrega de serviços essenciais entre os dias 13 e 17 de abril. A iniciativa integra o Programa Cidadania Marajó, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e busca enfrentar vulnerabilidades históricas da região.

Entre as entregas, destacam-se oito novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para atendimento em saúde mental a comunidades ribeirinhas e tradicionais. Todos os 17 municípios do Marajó também passaram a integrar o Programa Telessaúde, que oferece suporte remoto à rede de atenção e capacitação a profissionais locais.

Na área educacional, todas as cidades aderiram ao Programa Saúde na Escola, que leva ações preventivas e de cuidado a 724 escolas. Segundo o Ministério, também houve a instalação de uma unidade Salta-Z no Hospital Municipal de Melgaço, para garantir água potável adequada ao consumo e aos procedimentos médicos.

Também foi divulgado que enfermeiras receberam capacitação na oferta do Dispositivo Intrauterino (DIU), a mulheres interessadas, além do acesso a métodos contraceptivos, para cuidar da saúde sexual e reprodutiva.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.