Foi prorrogado até o dia 11 de julho o prazo para que estados, municípios e o Distrito Federal participem do edital do Mais Médicos Especialistas. A iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo levar médicos especialistas para regiões que enfrentam maior dificuldade no acesso à saúde pública.
A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas. Segundo o governo federal, a ideia é reduzir as filas por consultas, exames, cirurgias e outros atendimentos do SUS.
Para aderir, os gestores devem indicar unidades de saúde que tenham estrutura adequada — como salas de atendimento, equipamentos, insumos e medicamentos — para receber os profissionais. O resultado final da seleção dos municípios está previsto para o dia 16 de julho.
Na sequência, será aberto o processo de inscrição para os médicos que já tenham título de especialista. Vão ser oferecidas 500 bolsas de educação pelo trabalho, voltadas para profissionais formados em áreas como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
De acordo com o Ministério da Saúde, esses médicos vão atuar em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios prioritários para o SUS. Eles também vão receber apoio técnico e pedagógico de instituições de excelência ligadas ao PROADI-SUS, com direito a mentorias, imersões presenciais e acompanhamento contínuo.
Para mais informações, acesse gov.br/saude.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade