O ano de 2024 registrou recorde de visitação em unidades de conservação federais. Os Parques Nacionais receberam 12,5 milhões de visitas, quase 4% a mais do que no ano anterior. O monitoramento foi feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O levantamento inclui Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Extrativistas, Reservas Biológicas, Florestas Nacionais e Monumentos Naturais. Ao todo, as unidades monitoradas de todas as regiões do País receberam mais de 25,5 milhões de visitas. O crescimento foi de quase 5% em relação a 2023. O ICMBio monitorou a visitação em 161 das 340 unidades federais existentes, o que representa mais de 47% do total.
Entre os parques, a liderança de público foi do Parque Nacional da Tijuca (RJ), seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu (PR) e pelo Parque Nacional de Jericoacoara (CE). Já entre todas as unidades de conservação monitoradas, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca (SC) foi a mais visitada em 2024, seguida pela APA de Fernando de Noronha (PE), APA da Região Serrana de Petrópolis (RJ) e a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RJ).
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé