Teve início nessa terça-feira (1) a migração definitiva das operações brasileiras de importação para o Portal Único do Comércio Exterior. A mudança será feita por fases e deverá estar concluída até o final do ano que vem. Com a mudança, estima-se uma redução de 9 para 5 dias no tempo médio de liberação de cargas, o que pode gerar uma economia anual de mais de R$ 40 bilhões para os operadores privados.
Os números foram apresentados durante coletiva da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços , Tatiana Prazeres, e do secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. O evento foi aberto com uma mensagem em vídeo do Presidente da República em exercício, ministro Geraldo Alckmin.
O Portal Único é uma iniciativa do governo federal para reduzir a burocracia, o tempo e os custos nas exportações e importações brasileiras, a fim de atender com mais eficiência às demandas do comércio exterior.
O programa já processa 100% das exportações brasileiras e contemplará também todas as importações ao final do processo iniciado agora.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé