MJSP apoia ação contra rede que alicia jovens na internet
Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, neste fim de semana, a Operação Fake Monster. Ação simultânea também oconteceu nos estados do MT, do RS e de SP.
04/05/2025
|
11:51
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, neste fim de semana, a Operação Fake Monster. O trabalho contou como apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado ao Ministério da Justiça. A iniciativa desmontou uma rede criminosa que usava plataformas digitais para influenciar adolescentes, espalhar crimes de ódio, incentivar automutilação e divulgar conteúdos violentos como forma de desafio entre os jovens.

As polícias civis do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo também participaram da operação, que aconteceu de forma simultânea nos quatro estados. A operação começou com um alerta da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil do Rio, que identificou grupos virtuais que tentavam induzir jovens à violência. Na ação, os criminosos usavam linguagem codificada e símbolos extremistas. O Ciberlab analisou os dados e produziu o relatório que deu base à ação.

Ao todo, os agentes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão em cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas