Ministério da Saúde monitora chuvas no sul do país
Rede de saúde não foi afetada até o momento. Pasta alerta a população para os cuidados em situações de inundação.
09/12/2024
|
11:30
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde monitora, por meio do Programa Vigidesastres, a situação das chuvas no Sul do país, com atenção especial aos estados de Santa Catarina e Paraná. Segundo a pasta, até o momento, nenhum serviço de saúde foi afetado.

A pasta alerta a população para os cuidados em situações de inundação. O contato com a água contaminada e a lama pode resultar em doenças graves. O ministério recomenda seguir orientações como: higienizar os alimentos corretamente; tornar a água segura para consumo e manter as vacinas em dia.

Em caso de sintomas como: diarreia, febre, dor de cabeça, náuseas ou vômitos, cólicas abdominais, dores abdominais, sangue ou muco nas fezes; buscar ajuda médica.
O Programa Vigidesastres mantém pontos focais em todas as capitais e estados brasileiros, acompanhando alertas emitidos pelo centros de gerenciamento e monitoramento de Riscos e Desastres, pelo Instituto Nacional de Meteorologia, além de acompanhar o nível das bacias hidrográficas por meio do Serviço Geológico do Brasil.