O Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou, nessa quinta-feira (19), a nova versão do programa Celular Seguro, que agora inclui o Modo Recuperação. A funcionalidade permite o bloqueio da linha telefônica e contas vinculadas, o que mantém ativo o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) e facilita a recuperação de aparelhos roubados ou furtados.
Com a assinatura de uma portaria pelo ministro Ricardo Lewandowski, o programa prevê que operadoras informem a pasta sobre novos chips em celulares bloqueados, permitindo que polícias estaduais atuem para localizar os aparelhos. A integração com a Anatel, bancos e operadoras fortalece o combate ao mercado ilegal e garante mais proteção ao consumidor.
Nos próximos 90 dias, novas funcionalidades vão ser lançadas, incluindo notificações sobre habilitação de linhas em celulares com restrições e consulta pública para evitar compra de aparelhos roubados. O objetivo final, segundo o ministério, é reduzir os crimes e oferecer mais segurança digital à população.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Diego Freitas