Sociedade civil propõe diretrizes para política ambiental
Mais de 65 mil pessoas participaram do processo da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que elegeu as propostas da sociedade para enfrentar emergência climática. Foi entregue um documento contendo 104 propostas da sociedade civil ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
10/05/2025
|
13:06
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA) encerrou-se em 9 de maio de 2025, em Brasília, com a entrega de um documento contendo 104 propostas da sociedade civil ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Mais de 65 mil pessoas participaram do processo, que envolveu conferências em 2.570 municípios e priorizou 10 medidas estratégicas focadas em justiça climática, educação, transição ecológica e proteção dos territórios.

Entre as prioridades estão a destinação de 5% do orçamento público para ações climáticas e a taxação de grandes fortunas para financiar políticas ambientais. Também foi proposta a criação de um Programa Nacional de Justiça Climática e a regularização fundiária e cogestão de territórios tradicionais.

De acordo com o governo federal, as propostas foram organizadas em cinco eixos: mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica e educação ambiental.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo