Integração reconhece situação de emergência no Amazonas
Segundo o governo estadual, mais de 90 mil pessoas, cerca de 23 mil famílias, já foram afetadas pela atual cheia dos rios da Bacia do Amazonas.
23/04/2025
|
09:22
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Com os rios da Bacia Amazônica em processo de cheia e comunidades ribeirinhas em alerta, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nessa terça-feira (22), a situação de emergência em municípios do Amazonas, como Barreirinha e Carauari, atingidos pelas cheias, como a do Rio Madeira.

Diante do agravamento do cenário, os alertas por SMS têm se mostrado uma ferramenta essencial para orientar e preparar a população que vive em áreas de risco.

Além do reconhecimento, a Sedec mantém o monitoramento constante das regiões afetadas e disponibiliza o sistema de envio de alertas para apoiar a atuação das defesas civis locais. As mensagens foram enviadas para moradores de Lábrea, Pauini, Ipixuna, Itamarati, Eirunepé e Humaitá.

Segundo o governo estadual, mais de 90 mil pessoas, cerca de 23 mil famílias, já foram afetadas pela atual cheia dos rios da Bacia do Amazonas. O boletim mais recente do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais aponta que as nove calhas de rios do estado seguem em processo de cheia, com previsão de pico até o mês de julho.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin