O Ministério da Educação anunciou que a expansão do programa Pé-de-Meia, anunciada pelo governo federal, vai elevar o número de beneficiados de 2 milhões e 700 mil estudantes para quase 4 milhões, e que os recursos para o pagamento das parcelas estão garantidos.
Ao todo a conhecida como poupança do Ensino Médio, incluiu mais de 1 milhão de novos beneficiários. Entre eles, os alunos do ensino médio público que têm família inscrita no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo. Este novo grupo começa a receber o depósito do benefício neste mês de agosto.
No caso dos estudantes da educação de jovens e adultos, EJA, que cumprem os mesmos critérios estabelecidos, o pagamento será a partir de setembro.
O Pé-de-Meia concede ao estudante do Ensino Médio um incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além de depósitos de mil reais ao final de cada ano concluído com aprovação. Estes valores só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio. Considerando a soma de todas as parcelas e depósitos anuais, mais os 200 reais pela participação no Enem, os valores chegam a R$ 9.200 para o aluno que cursar todo o ensino médio.
O objetivo do programa, segundo o MEC, é incentivar a permanência escolar e reduzir a evasão e a taxa de repetência no ensino médio.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.