MEC encerra prazo para adesão ao Programa Escola que Protege
Estados e municípios têm até esta segunda-feira, 19 de maio, para aderir ao ProEP, que visa promover segurança e cultura de paz nas escolas.
19/05/2025
|
13:40
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Termina hoje (19) o prazo para que redes estaduais e municipais de ensino façam a adesão ao Programa Escola que Protege, o ProEP. A participação é voluntária e deve ser registrada pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle, o Simec.

Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o ProEP integra o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas. O objetivo é criar ambientes escolares mais seguros, inclusivos e respeitosos, com foco na prevenção e resposta à violência.

O programa oferece apoio técnico e financeiro, formação continuada para profissionais da educação, materiais pedagógicos e assessoramento em casos de violência extrema. A adesão é condição essencial para que as ações cheguem de forma efetiva às escolas.

Segundo o MEC, governos locais que se inscreverem deverão nomear equipes responsáveis, mobilizar suas redes escolares e participar das decisões do programa em parceria com os Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.