Mais 200 afegãos serão acolhidos no Brasil por meio de programa humanitário
Grupo será recebido no Paraná, onde será conduzido a uma base com 15 casas, salas de aula e consultórios médico e odontológico.
07/05/2025
|
17:28
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mais 200 afegãos vão ser beneficiados pelo Programa de Acolhida Humanitária por Patrocínio Comunitário, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação será realizada em parceria com a associação civil Mais, que vai receber o grupo no Paraná. Os afegãos vão ser conduzidos a uma base com 15 casas, salas de aula e consultórios médico e odontológico. Com essa nova parceria, o Brasil passa a ter capacidade para acolher mais de 900 pessoas.

Durante seis meses, os acolhidos vão receber apoio completo: vacinação, atendimento de saúde, aulas de português, regularização documental e apoio à integração. Após esse período, serão encaminhados a outras cidades brasileiras, conforme seus perfis e vínculos familiares. A inclusão no mercado de trabalho será feita com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e de instituições locais, por meio de cursos profissionalizantes com tradução simultânea.

Outras sete entidades estão em fase de análise documental e do plano de trabalho para participar do programa. As organizações interessadas em atuar no acolhimento de afegãos no Brasil ainda podem enviar propostas à Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), e seguir as regras do edital disposto no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com supervisão de Claudimário Carvalho, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.