O navio-plataforma Almirante Tamandaré iniciou operações no Campo de Búzios, na Bacia de Santos. A plataforma tem capacidade para processar 225 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A infraestrutura é a maior unidade de produção offshore do Brasil e foi autorizada a operar pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O Brasil produz 3,5 milhões de barris de petróleo por dia e deve alcançar um patamar próximo aos 5,5 milhões de barris até 2030, impulsionado pela chegada de 16 novas plataformas para armazenamento de petróleo.
Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), 300 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos, devem ser gerados nos próximos anos. Atualmente, 600 mil pessoas atuam no setor.
As Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência são essenciais para a exploração de petróleo em alto-mar. A estrutura processa o óleo extraído, armazena temporariamente a produção e permite o escoamento para navios ou dutos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin.