O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inicia, nesta semana, os testes do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A base de dados, já disponível no programa Celular Seguro, vai indicar a qualquer cidadão se um telefone móvel tem registro de roubo, furto ou extravio. A iniciativa está integrada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Para a consulta, o usuário precisa informar o IMEI, ou seja, o número de “chassi” do aparelho, que pode ser obtido facilmente. Para isso, o cliente deve baixar e fazer o cadastro no programa Celular Seguro. O aplicativo está disponível para Android e iOS. Na tela inicial da ferramenta, existe a opção “Celulares com Restrição”. Ao clicar nessa última opção, o cliente vai acessar a câmera do telefone.
No outro celular, o cidadão deve digitar no teclado numérico, como se fosse fazer uma ligação, o seguinte código: *#06#. Em seguida, o número do IMEI do telefone vai aparecer na tela, com um código de barras. Basta apontar a câmera do primeiro telefone para a tela e conferir. Caso não haja nenhum problema, a informação vai aparecer na tela.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade