Inflação desacelera em março, indica Ipea
Queda beneficiou todas as faixas de renda, principalmente para as de renda muito baixa; alívio para as classes de menor renda foi impulsionada pelos setores de energia elétrica e transportes.
16/04/2025
|
15:56
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A inflação desacelerou para todas as faixas de renda no mês de março. O dado é do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgado nesta quarta-feira (16).

Os dados apontam que a maior queda foi para as famílias de renda muito baixa. Em fevereiro, a inflação para esse grupo foi de 1,59%. Em março, caiu para 0,56%. Para as famílias de renda mais alta, o índice também caiu — de 0,9% para 0,6%.

Segundo o Ipea, o alívio para as classes de menor renda veio principalmente da conta de luz, que subiu muito menos do que em fevereiro. Também ajudaram os preços menores no transporte público, como ônibus e metrô. Já para quem tem renda mais alta, o alívio veio do setor de educação. Isso porque em março já não houve impacto dos reajustes escolares feitos em fevereiro.

No acumulado de 12 meses, a menor inflação foi para a faixa de renda muito baixa, com 5,24%. A taxa mais elevada foi para os de renda alta, com 5,61%.

Entre os alimentos, alguns itens da cesta básica caíram de preço, como arroz, feijão-preto, carnes e óleo de soja. Mas outros subiram, como ovos, leite, café e tomate.

Mais detalhes estão disponíveis no site ipea.gov.br.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.