Governo leva cidadania a catadores autônomos com projeto itinerante
Unidade móvel do Conexão Cidadã começa a operar em Belém para incluir catadores fora de cooperativas nas políticas públicas. A iniciativa já passou por outras quatro capitais.
24/04/2025
|
13:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Belém é a mais nova cidade a receber o projeto Conexão Cidadã, lançado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. A ação busca integrar catadores e catadoras autônomos, que atuam fora de cooperativas, às redes de serviços públicos federais, estaduais e municipais.

A proposta, idealizada por movimentos nacionais da categoria, conta com uma unidade móvel equipada para realizar busca ativa, orientar trabalhadores, oferecer apoio jurídico e psicológico, além de garantir acesso a programas sociais como o CadÚnico e o Bolsa Família. Estes serviços são disponibilizados em parceria com estados, municípios e instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O investimento no projeto foi de R$ 6 milhões, financiado pela Fundação Banco do Brasil. Além de Belém, Recife, Aracaju, Belo Horizonte e Brasília já receberam os trailers. Curitiba será a próxima cidade a participar do programa.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.