Quem faltou aos dois dias de prova do Enem 2024 e deseja fazer o exame de 2025 sem pagar a taxa de inscrição precisa justificar a ausência. O prazo para envio da documentação vai até o dia 25 de abril e deve ser feito pela Página do Participante, com login do Gov.br.
A ausência só será aceita se o motivo estiver previsto no edital, como emergências médicas, luto, acidentes, casamento, entre outros. Além da justificativa, a mesma página também reúne o pedido de isenção da taxa.
Entre os públicos que têm direito à gratuidade estão estudantes da rede pública no 3º ano do ensino médio, ex-alunos de escola pública ou bolsistas integrais e pessoas inscritas no CadÚnico. O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio.
O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil, além de permitir o acesso a programas como Sisu, Prouni e Fies. As notas também são aceitas por universidades portuguesas conveniadas com o Inep.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.