Enem: Lula destaca educação como símbolo de independência
Presidente celebrou a alta adesão de estudantes no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio deixou uma palavra de incentivo aos candidatos.
04/11/2024
|
12:48
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, neste domingo (3), a Sala de Situação e Monitoramento do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, em Brasília.

Lula celebrou a alta participação e adesão de estudantes no primeiro dia de provas e deixou uma palavra de incentivo aos candidatos.

SONORA:

O presidente também enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento do país.

SONORA:

Este ano, cerca de 4 milhões e 300 mil candidatos se inscreveram para fazer o Enem. A taxa de abstenção foi de 26,6%, menor que no ano passado, quando atingiu 28,1%.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do (Sisu) o Sistema de Seleção Unificada e de iniciativas como o Prouni, Programa Universidade para Todos.

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Exame para selecionar estudantes. Os resultados são usados ainda como critério para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies, Fundo de Financiamento Estudantil.

O segundo dia de provas do Enem será no próximo domingo (10), quando os participantes vão resolver questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões vão ser divulgados no dia 20 de novembro.