Enem 2025 ultrapassa 5,3 milhões de inscritos; prazo termina nesta sexta-feira (13)
Número parcial foi divulgado pelo Ministério da Educação. Quase 3 milhões de participantes são isentos da taxa.
13/06/2025
|
10:18
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem mais de 5,3 milhões de inscritos em todo o Brasil. O balanço foi divulgado nessa quinta-feira, dia 12, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Do total de inscritos, quase 3 milhões são isentos da taxa de inscrição, enquanto cerca de 2 milhões e quatrocentos mil são pagantes.

As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, 13 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. Mesmo quem recebeu isenção ou justificou ausência em 2024 precisa se inscrever.

O prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social também termina nesta sexta.

As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação vai ser em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da Conferência da ONU sobre o Clima, a COP30.

Neste ano, alunos da rede pública com conclusão prevista para 2025 terão a inscrição pré-preenchida no sistema, mas devem confirmar os dados e escolher o idioma da prova.

A taxa para os participantes pagantes é de R$ 85 e deve ser quitada até 18 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

A edição 2025 também volta a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. Para isso, o participante deve indicar essa opção no ato da inscrição e alcançar os mínimos exigidos nas provas.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público e privado no Brasil, e também é aceito por universidades em Portugal que mantêm convênio com o Inep.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé