Desbloqueio para crédito consignado no INSS agora exige biometria
Nova regra do INSS exige validação biométrica no Meu INSS para liberar empréstimos consignados. Medida busca proteger aposentados e pensionistas contra fraudes.
24/05/2025
|
13:40
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Entrou em vigor nesta sexta-feira, 23 de maio, a nova exigência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados e pensionistas que desejam contratar empréstimos consignados. Agora, é preciso fazer o desbloqueio do benefício com validação biométrica pela plataforma Meu INSS.

Desde o dia 9 de maio, todos os benefícios foram bloqueados automaticamente para esse tipo de operação. Antes disso, bancos tinham acesso direto à margem consignável dos beneficiários, o que permitia a oferta de crédito mesmo sem solicitação do segurado.

Com a nova regra, o aposentado ou pensionista só libera seus dados se autorizar o desbloqueio com biometria. De acordo com informações do INSS, a mudança evita descontos indevidos e protege os segurados de assédio ou fraudes envolvendo empréstimos. O passo a passo para realizar o procedimento está disponível no portal Meu INSS.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.