O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia aprovou, nessa segunda-feira (29), a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. O documento será entregue nesta terça-feira (30), durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O plano tem entre os objetivos equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada com alta capacidade de processamento, incluindo um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, alimentada por energias renováveis; desenvolver modelos avançados de linguagem em português, com dados nacionais que abarcam características culturais, sociais e linguísticas, para fortalecer a soberania em Inteligência Artificial e promover a liderança global do Brasil em IA por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e ações estratégicas de colaboração internacional.
Mais de 300 pessoas participaram da elaboração do plano. A conferência para a entrega do documento será na manhã desta terça-feira, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).