Cartilha orienta o que fazer quando algum familiar ou conhecido desaparece
A campanha "Não Espere 24h" iniciou nesta segunda-feira (26), com o lançamento da publicação. O objetivo é fazer com que as comunicações dos casos ocorram em menor tempo possível e as buscas sejam mais eficazes.
27/05/2025
|
17:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta segunda-feira (26) a cartilha "O Que Fazer Quando Alguém Desaparece?". A publicação faz parte da campanha "Não Espere 24h", voltada à conscientização sobre o desaparecimento de pessoas, especialmente crianças.

De acordo com o governo federal, a iniciativa tem como principal objetivo orientar a população sobre os procedimentos corretos em caso de desaparecimento. A cartilha destaca que não é necessário aguardar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência.

O ideal é comunicar o desaparecimento o mais rápido possível, preferencialmente com o maior número de informações disponíveis, seja presencialmente em uma delegacia da Polícia Civil ou de forma virtual.

O material também orienta sobre a importância de seguir as recomendações das autoridades policiais para garantir uma busca eficaz e segura, além de alertar sobre os cuidados na divulgação de cartazes, evitando o uso de contatos pessoais para prevenir fraudes.

A cartilha oferece ainda dicas para prevenir o desaparecimento de crianças, como atenção redobrada em locais movimentados, orientação sobre dados pessoais e uso seguro da internet.

A cartilha está disponível no site oficial do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima