O Brasil conquistou destaque no cenário global do turismo de negócios. Pela primeira vez, o país entrou para o Top 15 do ranking mundial da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). A posição, divulgada na feira IMEX Frankfurt, na última terça-feira (20), coloca o Brasil como líder absoluto na América Latina e terceiro lugar nas Américas.
De acordo com dados apresentados no ranking, em 2024 o país sediou 234 eventos internacionais com perfil ICCA, um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. O número também superou em 17% a meta prevista. As cidades mais procuradas foram Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Campinas.
Segundo o Ministério do Turismo, o resultado é fruto de investimentos em infraestrutura, qualificação de serviços e promoção internacional. Um destaque é a interiorização dos eventos. Em 2024, 42 cidades brasileiras sediaram encontros internacionais, contra 26 no ano anterior. Foz do Iguaçu, por exemplo, registrou crescimento de mais de 150% no número de eventos realizados.
De acordo com o Turismo, a ascensão do Brasil no ranking faz parte de uma estratégia mais ampla, com ações previstas até 2027 para consolidar a imagem do país como destino internacional competitivo para eventos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.