Brasil é destacado como líder da transição energética global em Abu Dhabi
Ministro Alexandre Silveira ressaltou os projetos desenvolvidos no Brasil, como o Combustível do Futuro, o Luz para Todos e o Energias da Amazônia.
13/01/2025
|
10:22
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil foi destacado como um dos líderes da transição energética global durante a 15ª Assembleia Geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena). O evento foi realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e o reconhecimento aconteceu um dia após o país ingressar na agência, que conta com a participação da União Europeia e de 170 países membros.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou que o reconhecimento internacional sinaliza o avanço do Brasil na transição energética, por meio de uma matriz limpa e sustentável. Segundo o ministro, 90% da energia, utilizada pelo Brasil, tem como origem as chamadas fontes renováveis.

Durante o painel “Acelerando a transição para as energias renováveis – O caminho a seguir”, Silveira destacou ainda os projetos desenvolvidos no Brasil, como o Combustível do Futuro, o Luz para Todos e o Energias da Amazônia, que buscam reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade