Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores
Programa vai oferecer 900 mil vagas em todo o Brasil, priorizando os 2.786 municípios com os piores índices de analfabetismo; pagamento das bolsas de R$ 1.200 será feito por meio de cartão-benefício emitido pelo Banco do Brasil.
11/09/2024
|
15:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores. Ao todo, serão ofertadas 60 mil bolsas. Elas vão ser distribuídas de acordo com definições do Ministério da Educação, em conjunto com os municípios.

O pagamento das bolsas de R$ 1.200 será feito por meio de cartão-benefício emitido pelo Banco do Brasil. O bolsista deve retirar o cartão na agência bancária e pode utilizá-lo para saques e consultas bancárias de saldo. A iniciativa de educação popular faz parte do Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos.

O Brasil Alfabetizado vai oferecer 900 mil vagas em todo o Brasil, priorizando os 2.786 municípios com os piores índices de analfabetismo. A ação conta com investimento de 964 milhões de reais até 2027. Podem participar da iniciativa pessoas com 15 anos ou mais não alfabetizadas que vivem no campo ou na cidade, incluindo a população quilombola.

O processo de aprendizagem tem duração de até 12 meses de aula e, ao final do curso, os estudantes recebem um termo de alfabetização.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victória.