Aprovados no Concurso Público Nacional Unificado, o CPNU, não precisam mais ir presencialmente até o órgão público para tomar posse. O Governo Federal adotou um processo de admissão totalmente digital, realizado pela plataforma SOUGOV.BR. Tudo, desde a convocação até a assinatura do termo de posse, será feito online.
Os candidatos serão convocados por e-mail e devem acessar o aplicativo ou site do SOUGOV.BR para criar uma conta, preencher seus dados, enviar documentos e completar o Perfil Profissional. Após a análise, o termo de posse será assinado digitalmente com autenticação oficial, e os dados serão automaticamente registrados no sistema de gestão de pessoal.
O novo sistema é fruto de parceria entre o Serviço de Processamento de Dado do Governo Federal (Serpro) e o Ministério da Gestão e Inovação. A posse deve ocorrer em até 30 dias após a nomeação, e o exercício, em até 15 dias depois da assinatura. O governo alerta para que os candidatos fiquem atentos a golpes e utilizem exclusivamente os canais oficiais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.