Anvisa proíbe uso e comercialização de “chip da beleza”
Agência suspendeu manipulação, comercialização e propaganda de implantes hormonais manipulados, conhecidos como "chips de beleza".
19/10/2024
|
18:18
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, suspendeu a comercialização e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como chips da beleza.

 A medida foi adotada após a Anvisa receber diversas denúncias por entidades médicas, que indicam um crescimento de problemas de saúde de pacientes que usam esses implantes.

Os chips da beleza são feitos em farmácia de manipulação com diversos hormônios, inclusive com substâncias que não possuem avaliação de segurança para essa forma de uso. Eles são inseridos embaixo da pele.

Baseada em leis previstas na constituição e a resolução que trata das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, a agência decidiu, como medida de segurança sanitária, suspender a fabricação, a venda e a propaganda desses produtos, por haver suspeita de efeitos nocivos à saúde humana. A medida preventiva se aplica a todas as farmácias de manipulação. 

Os pacientes que utilizam os chips da beleza devem procurar seus médicos e solicitar orientação em relação ao tratamento. Qualquer paciente que venha a ter reações pelo uso desse tipo implante hormonal deve fazer a notificação pelo site da Anvisa no endereço gov.br/anvisa.