A partir de 1º de agosto, a gasolina vendida nos postos de todo o Brasil vai ter uma nova composição. Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2) a resolução do Conselho Nacional de Política Energética que aumenta o percentual obrigatório de etanol anidro na gasolina comum para 30%. Já a gasolina premium terá 25% de etanol.
A medida foi aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e faz parte da política nacional para ampliar o uso de biocombustíveis, como o etanol, que são menos poluentes e ajudam a reduzir a dependência do petróleo.
Segundo o governo, a mudança não deve prejudicar o desempenho dos veículos. Pelo contrário: a Agência Nacional do Petróleo informou que vai ajustar a especificação da gasolina para garantir mais qualidade e mais eficiência na queima do combustível.
O Brasil já convive com variações nos preços dos combustíveis, influenciadas pelo mercado internacional e pela cotação do dólar. A medida, segundo o governo, busca oferecer alternativas mais sustentáveis e previsíveis ao consumidor, além de estimular a produção nacional de etanol.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo