Grande parte da região Central do país está em alerta vermelho de grande perigo por causa da baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, a umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, considerado um nível crítico e nocivo à saúde. Segundo o alerta, há grande risco de incêndios florestais e doenças pulmonares, dores de cabeça e outros males relacionados ao tempo seco. A zona vermelha envolve os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e parte de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Piauí e Maranhão.
O INMET também emitiu um alerta laranja que indica perigo por causa de uma onda de calor que atinge vários estados até esta quinta-feira, 12 de setembro. A temperatura fica 5 graus acima da média no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e o norte e oeste mato-grossense.
A orientação do Inmet é beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante na pele, umidificar o ambiente e evite bebidas diuréticas, como café e álcool.
Para comunicar qualquer indício de queimadas ou outras emergências, o telefone da Defesa Civil é o 1-9-9.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.