25 de novembro é Dia Nacional do Doador de Sangue. A data destaca a importância da doação regular para salvar vidas e reforçar o compromisso solidário com a saúde pública. Uma doação de sangue ajuda a salvar até quatro vidas.
O Ministério da Saúde reforça a importância da doação regular. Até setembro deste ano, foram realizadas 2.516.237 doações no Brasil. Atualmente, o país conta com 32 hemocentros estaduais, além dos diversos serviços de hemoterapia regionais e municipais que são serviços públicos de hemoterapia, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.
“Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”. Este é o tema da Campanha Nacional de Doação de Sangue, lançada pelo Ministério da Saúde em junho de 2024. A campanha agradece às pessoas que ajudam a salvar vidas com suas doações e convida a população para se tornar doadora regular.
Para doar, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e, estar alimentado.
Saiba mais informações em gov.br/saude.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Thayssa Victoria.