Na próxima semana, de 22 a 24 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da 16ª Cúpula do BRICS, em Kazan, na Rússia.
Esta será a primeira reunião com a participação dos cinco novos membros que ingressaram no bloco: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia. Até o ano passado, o BRICS era formado apenas por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na noite do dia 22, o presidente Vladmir Putin será anfitrião de cerimônia e de jantar de boas-vindas aos líderes.
No dia 23, estão previstas as sessões plenárias dos membros e um jantar com os convidados que vão participar do segmento ampliado do dia 24, para o qual foram convidados, pela presidência russa, cerca de 30 países e organizações internacionais.
Durante os três dias da cúpula, os membros vão discutir temas globais como a crise do Oriente Médio, operação política e financeira dentro do bloco, além de receberem relatórios sobre os trabalhos do Novo Banco de Desenvolvimento, do Conselho Empresarial do BRICS e da Aliança Empresarial das Mulheres.
O principal tema da reunião de Kazan é a criação da categoria de países parceiros. No encontro também estão previstas reuniões bilaterais entre os líderes.