Indígenas Tupinambá celebram o retorno do manto Tupinambá no Rio de Janeiro
Nesta semana, uma comitiva com cerca de 170 indígenas Tupinambá vindos de Olivença, no sul da Bahia, realizou uma cerimônia de encontro com seu manto sagrado na biblioteca do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Desde o dia 7 de setembro, os indígenas estão no estado realizando seus rituais sagrados de vigília.
12/09/2024
|
14:58
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Em visita ao Museu Nacional, Indígenas Tupinambá celebram o retorno do manto Tupinambá no Rio de Janeiro

Nesta semana, uma comitiva com cerca de 170 indígenas Tupinambá vindos de Olivença, no sul da Bahia, realizou uma cerimônia de encontro com seu manto sagrado na biblioteca do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.  Desde o dia 7 de setembro, os indígenas estão no estado realizando seus rituais sagrados de vigília.

Visto como uma entidade viva pelos Tupinambá, o manto estava na Dinamarca desde 1689 e foi devolvido ao Brasil por meio de uma articulação entre instituições do Brasil e da Dinamarca. A devolução foi intermediada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Dinamarca, assim como os Museus Nacionais dos dois países e lideranças Tupinambá da Serra do Padeiro e de Olivença, na Bahia.