Saúde Integral da Mulher: saiba seus direitos no SUS
Em homenagem ao mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, neste episódio o Papo Saúde conversou com especialistas em diversas áreas da saúde para falar sobre como o governo federal está preparado para cuidar da saúde integral da mulher na rede pública.
12/03/2024
|
13:33
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Em homenagem ao mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, neste episódio o Papo Saúde conversou com especialistas em diversas áreas da saúde para falar sobre como o governo federal está preparado para cuidar da saúde integral da mulher na rede pública.  O SUS é um importante aliado na saúde da mulher: o sistema disponibiliza o cuidado integral, de acordo com todas as necessidades, desde o nascimento até a terceira idade. Na atenção primária, os profissionais da saúde estão preparados para identificar as necessidades das mulheres que procuram a rede pública.

Os cuidados passam desde a saúde reprodutiva da mulher, às orientações com práticas de atividades físicas, e à saúde mental. Além disso, o SUS ainda oferece cuidados de prevenção contra o HPV - o papiloma vírus humano - que acomete homens e mulheres, e é o principal responsável por causar o câncer de colo de útero. 

Neste episódio, o Papo Saúde ouviu a ginecologista Debora Beltrammi, Assessora Técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher; Flávia Correia, pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e Rachel Gouveia, assessora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde.