Operação Acolhida interioriza mais de 100 mil venezuelanos desde 2018
Nesta quinta-feira (30), um voo saiu de Boa Vista (RR) para Curitiba (PR) levando 144 refugiados. Além da capital paranaense, os municípios que mais receberam imigrantes da Venezuela até hoje foram São Paulo (SP), Chapecó (SC), Dourados (MS) e Manaus (AM).
30/03/2023
|
18:42
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mais de 100 mil migrantes e refugiados da Venezuela já foram interiorizados para mais de 900 cidades brasileiras desde o início da Operação Acolhida, em 2018.

Um voo com 144 passageiros saiu nesta quinta-feira (30) de Boa Vista (RR) com destino a Curitiba (PR). Entre os passageiros estavam a venezuelana Maritxa, seus filhos e neta, que vão reencontrar familiares que estão no Paraná há cinco anos.

A Operação Acolhida é a resposta humanitária do Governo Federal ao aumento do fluxo de venezuelanos na fronteira com Roraima, diminuindo o impacto nos serviços públicos daquele estado.

A operação apoia o deslocamento voluntário, seguro e organizado de venezuelanos, buscando oportunidades de integração socioeconômica para essas pessoas.

Em cinco anos de Operação, os municípios que mais receberam refugiados e migrantes da Venezuela foram Curitiba, São Paulo, Chapecó (SC), Dourados (MS) e Manaus (AM).