MCom providencia conexão e doações a vítimas das chuvas em São Paulo
Força-tarefa coordenada pelo Ministério das Comunicações envolve Telebras, Correios e Anatel. Entre as ações, a instalação de antenas de internet via satélite, a doação de material de refugo e o uso de equipamentos para ajudar a localizar vítimas.
23/02/2023
|
18:46
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério das Comunicações e suas entidades vinculadas somam esforços para ajudar as vítimas das chuvas no litoral paulista. Entre as primeiras ações tomadas está o envio de 10 antenas da Telebras para possibilitar conexão de internet via satélite.

A capacidade de transmissão é de 20 megabits por segundo para download e 2 megabits para upload. A primeira antena já está em funcionamento no Instituto Verdescola, na Praia Barra do Sahy, em São Sebastião. Se for necessário, a Telebras vai enviar mais antenas, como explica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“As antenas vão ajudar a garantir a comunicação das equipes que atuam nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas, por exemplo. Estamos todos juntos nesta iniciativa que tem por objetivo garantir o mínimo de condições para que as pessoas atingidas pelas chuvas intensas e enxurradas possam se recuperar. Comunicação, especialmente pela internet, também é um direito que devemos garantir.”

Técnicos da Anatel também estão na região e auxiliam as equipes da Defesa Civil por meio da utilização de equipamentos e antenas que detectam sinais de celular com maior precisão. Cães farejadores confirmam a existência de vítimas e é feita a escavação. Até o momento, já foram localizados seis corpos e três crianças sobreviventes.

Quem também participa da força-tarefa para ajudar as vítimas do litoral paulista são os Correios. Foram reunidas 20 toneladas de material de refugo para famílias desalojadas. São itens que tentaram ser entregues sucessivamente aos destinatários, voltaram para as agências e não foram reivindicados pelos proprietários. Entre os itens estão artigos de vestuário, utensílios de casa e materiais escolar e de escritório.

 

Saiba mais em gov.br/mcom.