Fundo dos Serviços de Telecomunicações tem quatro novos representantes
Portaria com novos membros da sociedade civil e de prestadoras de pequeno porte no Fust foi publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União.
11/05/2023
|
18:14
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O ministro da Comunicações, Juscelino Filho, designou quatro conselheiros para o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o Fust. Entre os indicados para representar a sociedade civil estão Cristieni Silva de Castilhos, como titular, e Liana Figueiredo, como suplente. As duas terão mandato de três anos. Já os representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações de pequeno porte, que têm mandato de dois anos, são Rui Augusto Gomes Filho, como titular, e Erich Matos Rodrigues, como suplente. 

 

O Fust é administrado pelo Conselho Gestor, integrado por representantes dos ministérios das Comunicações; da Ciência, Tecnologia e Inovações; do Planejamento e Orçamento; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Educação; e da Saúde. Conta, também, com uma representação da Anatel, duas das prestadoras de serviços de telecomunicações, e três da sociedade civil. A participação no Conselho Gestor é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada. O Conselho Gestor é presidido pelo Ministério das Comunicações e está a cargo do secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, que tem como suplente a diretora do Departamento de Política Setorial do MCom, Nathalia Lobo. 

 

O MCom liberou, recentemente, as primeiras linhas de crédito por meio do Fust, que somam um bilhão 170 milhões de reais e serão operacionalizadas pelo BNDES e investidas em propostas de expansão de redes de internet fixa e móvel que contemplem escolas públicas, pequenas propriedades da agricultura familiar e regiões periféricas urbanas. 

 

Saiba mais em gov.br/mcom. 

 

Do Ministério das Comunicações, Sheyla Ferraz.