Promover a inclusão digital de todos os brasileiros é uma das principais metas do Governo Federal. Seguindo essa agenda, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, entregou 900 certificados de formação para 300 alunos de cursos oferecidos pelo Centro de Recondicionamento de Computadores – o chamado CRC – da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Univasf. O evento ocorreu nessa terça-feira (4), em Juazeiro, na Bahia.
A formação dos alunos abrange também as comunidades indígenas da região. Dentre os alunos certificados, 100 são indígenas das comunidades Atikum-Umã, Kariri-Xocó e Pankararu, que marcaram presença na cerimônia.
"Tenho certeza que é um momento marcante na vida de todos que estão aqui recebendo esse diploma de formação desses cursos ofertados em CRC através desse programa Computadores para Inclusão. Esse é o nosso Brasil. O Brasil que a gente vê aqui, é o nosso Brasil, um Brasil diverso.”
Também foram entregues 100 máquinas a 10 Pontos de Inclusão Digital – os chamados PIDs – na região, sendo dois deles em aldeias indígenas, com o objetivo de ampliar o acesso das populações indígenas ao mundo digital.
Os CRCs são espaços físicos adaptados para o recondicionamento e tratamento de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos, além da realização de cursos e oficinas. Eles fazem parte do programa Computadores para Inclusão, que tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital.
Saiba mais, inclusive como solicitar doação de equipamentos recondicionados, em gov.br/mcom.