O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou na última sexta-feira (20) a XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, com o slogan “Produto Orgânico, Melhor para Vida”. Durante a campanha, serão realizadas atividades pelo país para divulgar as características da produção orgânica. O consumidor poderá saber também como é feito o controle para garantia da qualidade desses produtos.
No evento que foi realizado de forma virtual, o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, destacou que a produção orgânica brasileira leva em consideração os aspectos sociais e ambientais, além de preservar as tradições. Segundo ele, o Mapa trabalha para que o setor busque ganhar escala, sem perder suas características, entre elas a produção aliada à sustentabilidade.
Já o diretor do Departamento de Serviços Técnicos da SDA, José Luis Vargas, ressaltou que um dos desafios é internacionalizar os orgânicos brasileiros.
Atualmente, há um acordo que possibilita a exportação de produtos orgânicos para o Chile.
O produtor José Cunha, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Tapajós, apresentou as demandas e desafios do setor, encaminhadas ao Mapa por meio de carta. Ele citou, como exemplo, a ampliação da oferta de assistência técnica e disseminação de tecnologias.
Neste ano, foram abertos processos de seleção para oferta de assistência técnica a famílias de agricultores orgânicos. No total, serão destinados R$ 7,8 milhões para atender os estados de Amazonas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, a partir de contrato de gestão firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Serão beneficiados 1.605 agricultores familiares integrantes de uma Organização de Controle Social que efetuam a comercialização de produtos orgânicos em venda direta.