Feiras aumentam oportunidades de negócios para empresas do agro
O Ministério da Agricultura prevê a geração de US$ 80 milhões nos próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados durante eventos internacionais.
19/08/2022
|
12:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A participação do Brasil em feiras internacionais representa uma importante oportunidade para a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para a indústria de alimentos, bebidas e outros produtos do agronegócio brasileiro. No primeiro semestre deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento coordenou o Pavilhão Brasil em 7 feiras internacionais nos países do Reino Unido, Alemanha, África do Sul, Irã, Coreia do Sul, Tailândia e Canadá, onde participaram um total de 70 empresas brasileiras.

De acordo com o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, as empresas participantes fizeram 1.106 contatos comerciais durante a missão no exterior. O montante financeiro gerado pelos negócios concretizados durante as feiras organizadas pelo Ministério da Agricultura foi de US$ 2,4 milhões.

A expectativa de geração de negócios para os próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados durante os eventos, é estimada em 80 milhões de dólares.

O Ministério da Agricultura organiza o Pavilhão Brasil em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil. Algumas feiras, como a Saitex e Biofach, são direcionadas à participação de cooperativas e empresas de pequeno porte, que planejam se inserir no mercado internacional.

A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura pretende participar, ainda neste segundo semestre, de mais oito feiras internacionais. Para você produtor que tem interesse em expor seu produto, segue as datas e locais das próximas feiras que acontecem neste ano:

A WorldFood Istanbul 2022, na Turquia nos dias 1° a 4 de setembro.

A Food and Hotel Asia 2022, em Singapura nos dias 5 a 8 de setembro.

A Expoalimentaria 2022, em Lima (Peru) nos dias 21 a 23 de setembro.

A Biofach America 2022 será na Filadélfia, nos Estados Unidos, nos dias 29 de setembro a 1° de outubro.

A Agrofuturo 2022 de 26 a 28 de outubro, em Bogotá, Colômbia.

A SIAL Índia, em Nova Deli nos dias 1° a 3 de dezembro.

A Food África 2022, nos dias 5 a 7 de dezembro, em Cairo no Egito.

E por fim a Abu Dhabi International Food Exhibition 2022, que ocorrerá nos dias 06 a 08 de dezembro, nos Emirados Árabes.

Desde que sejam para a promoção exclusiva de produtos brasileiros, as empresas produtoras de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, interessadas em participar destes eventos podem fazer contato com a Coordenação-Geral de Promoção Comercial do Ministério da Agricultura pelo email: cgpc_2@agro.gov.br ou pelo telefone: (61) 3218-2425. Também podem acessar o calendário de feiras pelo site do ministério em www.agricultura.gov.br

Os Ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores são responsáveis pelos custos de contratação do espaço na feira, montagem do estande, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil.