Garantir alimentação para todos os brasileiros foi o destaque feito pelo novo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro ao receber o cargo nesta segunda-feira (2). Para Fávaro, é preciso capacitar as pessoas para que possam ter uma renda maior.
Segundo o ministro, o principal gargalo do Ministério da Agricultura é a questão ambiental.
Carlos Fávaro enfatizou que se hoje o Brasil é um dos maiores players mundiais na produção agropecuária é graças à inovação tecnológica desenvolvida nos últimos anos. O primeiro compromisso assumido por ele durante a cerimônia de posse foi o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Lembrando os questionamentos sobre as relações do Mapa com o Ministério do Meio Ambiente e com o recém-criado Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fávaro disse que “todos se surpreenderão”.
Ao passar o cargo para Fávaro, o ex-secretário executivo do Mapa, Marcio Eli Almeida, que representou o ex-ministro Marcos Montes disse que o agro brasileiro tem a responsabilidade de garantir a segurança alimentar e zelar pelos recursos ambientais do Brasil e do mundo.
Também participaram da cerimônia o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o senador Jayme Campos (União/MT), o deputado federal Neri Geller, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho.