Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou, com 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG). O pouso acorreu às 21h10 desse sábado.
Segundo a previsão inicial, os brasileiros deveriam chegar à capital mineira na noite da última sexta-feira, mas o avião apresentou um problema técnico e precisou pousar em Manaus (AM).
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, compareceu ao local para receber as pessoas e ressaltou que a política imigratória não pode servir de pretexto para violação dos direitos humanos. No local, Macaé Evaristo pediu que as famílias, com crianças, tivessem prioridade no desembarque.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou de reunião com o delegado e superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, Sávio Pinzón. No encontro, Vieira ouviu relatos sobre os incidentes que envolveram os cidadãos brasileiros no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. As informações recolhidas vão servir de base para um pedido de explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento dado aos passageiros no voo.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin