O volume de serviços prestados no país cresceu 1,7% no mês de junho, apresentando o melhor resultado desde dezembro de 2022, quando avançou 2,7%.
Em maio a variação foi negativa de 0,4%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em junho, o setor estava 14,3% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Na comparação com junho de 2023, o crescimento foi de 1,3%. Já no acumulado do primeiro semestre de 2024, o volume de serviços teve alta de 1,6% frente ao mesmo período de 2023. Nos últimos 12 meses, o setor mostrou perda de dinamismo, passando de 1,2% em maio para 1,0% em junho.
Em junho, as cinco atividades pesquisadas apresentaram expansão. O principal destaque foi para o crescimento no setor de transportes, que cresceu 1,8%.
Outro destaque positivo foi o setor de informação e comunicação, que cresceu 2,0%
Na análise regional, 21 das 27 unidades da Federação tiveram crescimento no volume de serviços em junho. O impacto positivo mais importante foi de São Paulo (2,6%).
Na outra ponta, o Rio Grande do Sul teve a principal influência negativa do mês, com (-14,5%).
O setor de serviços gaúcho foi impactado pelas enchentes que assolaram o estado em maio.
Já o índice de atividades turísticas teve crescimento de 3,4% em junho. Todos os 12 locais pesquisados tiveram alta no setor, incluindo o estado gaúcho.
Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis em sidra.ibge.gov.br
Da Agência Rádio Gov, em Brasília,
Ariane Póvoa