O Voa Brasil já soma 40 mil reservas de passagens aéreas. Segundo o governo federal, o programa permite acesso democrático ao transporte aéreo para milhares de aposentados em todo o país.
Com bilhetes a até R$ 200 por trecho, o programa, criado no fim de julho do ano passado, usa assentos ociosos das companhias aéreas e já poderia encher mais de 300 aviões só com aposentados que aproveitaram a oportunidade.
O Ministério de Portos e Aeroportos destacou que o Voa Brasil é uma ação de inclusão social que devolve a dignidade a quem há mais de um ano não viaja — ou nunca sequer embarcou num avião.
O programa não usa recursos públicos e conta com a parceria das empresas aéreas. Segundo o governo, as viagens mais procuradas são para o Sudeste e o Nordeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Ao todo, 84 cidades já foram movimentadas.
O governo diz que espera fechar o ano com alta de 4,4% no número de passageiros. As passagens são vendidas exclusivamente pelo site do programa, sem taxas extras e sem necessidade de cadastro. Basta não ter voado nos últimos 12 meses.
Aposentados que desejarem comprar passagens pelo programa devem acessar gov.br/voabrasil e entrar com a sua conta Gov.br
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo