As vendas de micro e pequenas empresas brasileiras pela internet cresceram 1.200% desde 2019. O valor saltou de R$ 5 bilhões para R$ 67 bilhões em 2024. Os dados são do novo painel do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com base em informações da Receita Federal.
O comércio eletrônico nacional movimentou R$ 225 bilhões no ano passado. Desse total, 30% vieram de empresas do Simples Nacional. Já as empresas médias e grandes aumentaram as vendas online em 220% no período, saindo de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões.
A pasta atribui o avanço à digitalização acelerada durante a pandemia, à recuperação econômica e a programas como o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica.
O Sudeste lidera tanto as vendas, com 77%, quanto as compras online, com 56% do total. Para reduzir a concentração regional, o ministério e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram o programa E-Commerce.BR, ação inovadora destinada a fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Vinte projetos dessas regiões participam de mentorias. Nove deles vão receber apoio financeiro no valor de R$ 380 mil cada. Destes, três vão avançar à próxima fase, prevista para 2026, com novo aporte de R$ 500 mil.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé