Todos os agentes públicos ativos, aposentados, pensionistas, anistiados e servidores líderes de equipe deverão validar seus dados cadastrais a partir de 1º de março. Nesta data, tem início o Ciclo 2025 da Validação Cadastral Obrigatória, que será realizada exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, conforme determina a Portaria de 2024. O prazo para o procedimento vai até 30 de abril.
Tanto servidores quanto chefias fazem a validação cadastral. Os agentes públicos com função de liderança realizam uma validação além da cadastral, a da equipe, para confirmar a relação de servidores com quem atuam e alterar informações sobre esses profissionais no Programa de Gestão e Desempenho .
A expectativa é de que aproximadamente um milhão trezentas e oitenta mil pessoas atualizem dados pessoais e profissionais como número de telefone, endereço e setor de lotação no serviço público. A não atualização no prazo estabelecido pode resultar em penalidade para os servidores ativos, como a abertura de processo administrativo passível de advertência.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin