Vacinação nas escolas ultrapassa 1 milhão de doses no 1º semestre
Ministérios da Saúde e da Educação aplicaram mais de 1 milhão de vacinas em estudantes de até 15 anos. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola.
17/07/2025
|
09:30
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mais de um milhão de doses de vacinas foram aplicadas em alunos da rede pública no primeiro semestre de 2025. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos ministérios da Saúde e da Educação com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação dentro das instituições de ensino.

Segundo balanço divulgado nessa quarta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, a vacinação foi realizada em 4.100 municípios e contribuiu para elevar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. Das 16 vacinas do calendário nacional, 15 registraram aumento nos índices.

Em abril, foram aplicadas 212 mil doses, número dez vezes maior do que em março. Em maio, o total subiu para quase 584 mil, o mês com o maior volume do semestre. Pela primeira vez, o governo passou a contabilizar de forma separada as vacinas aplicadas nas escolas.

Entre as vacinas ofertadas estão as contra HPV, meningite, poliomielite, sarampo, febre amarela e dengue. A ação atingiu 74% dos municípios brasileiros.

O Programa Saúde na Escola completou 18 anos com adesão recorde no ciclo 2023/2024. Ao todo, 5.544 municípios aderiram, o equivalente a 99% do país. Quase 110 mil escolas participam do programa, beneficiando mais de 4,3 milhões de estudantes.

Para apoiar as ações, o Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões a estados e municípios, com foco na ampliação da vacinação e no combate à desinformação.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Marcia Fernandes