Vacina 100% nacional contra a dengue estará disponível no SUS em 2026
Anualmente, serão disponibilizadas 60 milhões de doses. Vacina é fruto de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics.
25/02/2025
|
16:06
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil vai ter, a partir de 2026, a primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo presidente Lula e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Vão ser produzidas 60 milhões de doses por ano. A vacina é fruto de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.

A vacina vai ser produzida pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, que já foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico.

Para o Ministério, a medida fará com que a capacidade produtiva e de oferta de uma vacina 100% nacional contra a dengue cresça em 50 vezes.

Além da vacina da dengue, o governo anunciou a produção nacional da insulina Glargina. A previsão é de que 70 milhões de unidades sejam produzidas anualmente para abastecer o SUS a partir do segundo semestre deste ano.

Outra novidade é a produção da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por infecções respiratórias graves em bebês, como a bronquiolite. O Instituto Butantan, em parceria com a Pfizer, vai produzir até 8 milhões de doses por ano. O primeiro fornecimento da vacina contra o vírus para o SUS está previsto para o próximo semestre.

O governo anunciou ainda a fabricação nacional da vacina contra a gripe aviária H5N8. Vão ser mais de 30 milhões de doses anuais. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa coloca o Brasil na vanguarda global para apresentar uma resposta rápida e eficaz a futuras emergências.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.