Três universidades federais, vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), aderiram à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. As pioneiras são a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa foi lançada durante o encontro do G20 no Brasil.
As instituições de ensino vão se dedicar à expansão do conhecimento. Esse pilar envolve a produção de estudos e indicadores para manter atualizada a base de dados do grupo. A iniciativa tem como objetivo a catalogação de boas práticas em políticas públicas de combate à fome e à pobreza adotadas em diferentes países.
A adesão das universidades foi formalizada em reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. Além das faculdades brasileiras, o grupo contra a Fome e a Pobreza conta com a Universidade de Buenos Aires, da Argentina.
A Aliança Global é estruturada em três pilares principais: nacional, financeiro e conhecimento. O planejamento visa erradicar a fome e a pobreza até 2030.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin