A Universidade de Brasília (UnB), lançou, o portal Praça Clóvis, uma plataforma digital dedicada ao mapeamento crítico da literatura produzida no Brasil nos últimos 55 anos.
Idealizado pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, sediado na UnB, o projeto é resultado de um trabalho colaborativo que envolveu cerca de 300 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A equipe desenvolveu o portal ao longo de três anos.
Na sua fase inicial, o Praça Clóvis reúne 230 resenhas críticas sobre romances brasileiros publicados a partir de 1970. A seleção das obras considerou critérios como a representatividade estilística, política, regional e temporal, bem como a repercussão junto a críticos, leitores e outros agentes do campo literário.
Coordenado pela UnB, o projeto conta com um comitê científico internacional, integrado por pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido); Universidade Sorbonne Nouvelle (França); Universidade de Buenos Aires (Argentina) ; Universidade Federal do Amazonas; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira ; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal da Paraíba ; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul .
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade