O governo federal lançou o edital para a construção do túnel submerso entre Santos e Guarujá, em São Paulo, marcando o início da maior obra do Novo PAC e a primeira desse tipo na América Latina. Com investimento de R$ 6 bilhões, a obra vai ter 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, e vai contar com três faixas de rolamento por sentido, uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas.
Segundo o governo, a travessia, que hoje leva até duas horas por balsa, vai ser reduzida para menos de dois minutos, beneficiando diretamente 80 mil pessoas que fazem o trajeto diariamente e mais de 5 milhões de moradores da Baixada Santista. O projeto deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos, e o leilão para concessão da obra está previsto para 1º de agosto de 2025. As obras devem começar em 2026, com prazo de cinco anos para conclusão.
Além do túnel, o governo anunciou R$ 2,4 bilhões do BNDES para a expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo e um acordo para garantir direitos previdenciários a trabalhadores do setor portuário.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé